Translate

7 de janeiro de 2015

Estórias ou histórias?

Eu não gosto de histórias de História. Nunca gostei.

Demasiadas personagens, datas excessivas, toneladas de factos despejados nos livros da escola que tinhamos de decorar.

 Mas as estórias são diferentes!


E eu adoro estórias. Gosto de as ler, gosto de as imaginar... E gosto de as contar tanto quanto gostava de as ouvir quando era pequenita.

O curioso é que as histórias e as estórias têm um elo comum: nem todas têm finais felizes. O desfecho feliz das histórias é demasiado raro, e nem todas as estórias são encantadas.

Mas nem por isso deixam de ser boas estórias. Estórias que me são queridas; que me saem do peito. Estórias que podiam dar à História um outro encanto.

Não falarei do amor como o sentimento mais bonito do mundo. Mas falarei dele.
Não falarei da morte como o pior medo do ser. Mas falarei dela.

Contarei estórias. E marcarei a minha presença na História.

Se serão encantadas? Algumas... Outras, terão o desencantamento necessário ao realismo que tanto prezo.

Estórias encantadoramente desencantadas, assim espero.


(para esclarecimentos: diferença entre história e estória

2 comentários: