Translate

3 de setembro de 2015

Ser forte

Tu és forte.
Tu vais vencer isto.
Tu vais ser um exemplo.
Todos os dias me repito estas frases. Todos os dias tento cumprir com elas. 
E, na grande maioria deles, falho redondamente. 


Falho porque sou humana, e não consigo ser forte o tempo todo. Falho porque, por muitas batalhas que vença, esta é uma guerra da qual nunca sairei vitoriosa. Falho, porque os exemplos são para serem seguidos, e eu não posso permitir que olhem para mim e que queiram ser como eu; não enquanto eu ceder.

Quem me conhece bem sabe que me orgulho de quem sou. Confesso que nem sempre tive orgulho na minha pessoa, mas acredito que sou uma pessoa justa, digna e verdadeira. Sou brincalhona, activa e dinâmica. Gosto de aventuras na natureza, de museus de arte e de maratonas fotográficas. Dou tudo de mim às pessoas que amo, e respeito quem não me quer por perto. Sou uma sonhadora de pés no chão, e uma realista com tendência para o optimismo. A maldade corrói-me o âmago, e ser boa para os outros deixa-me feliz. Sei perdoar, mas não me esqueço das mágoas por que me fizeram passar. Mas, mais que tudo isso, sou humana.

A vida presenteou-me com vários contratempos, e com isso pude crescer e tornar-me cada vez mais forte. Até que, um certo dia, tive a real consciência que as dores que se arrastam por anos, vão permanecer comigo para sempre. E pensei: "Tu és forte! Tu vais vencer isto! Tu vais ser um exemplo!"

Mas sabes?... Ser forte também cansa! Manter-me forte todos os dias esgota-me as forças. 
E pergunto-te: e se quem tu és, já não pudesses ser? E se, por muito forte que fosses, visses toda a tua garra ser sugada pelo cansaço? E se, aquilo que mais amas fazer te fosse tirado pelas tuas próprias mãos?
Eu respondo-te: tens de ser forte! Tens de vencer! E serás sempre um exemplo...

Porque lutas todos os dias contra ti e contra as limitações que tens; porque faz parte deste caminho aceitar que não podes mais carregar o teu mundo e o dos outros às tuas costas; porque tens pessoas a teu lado que te ajudam a seguir em frente. Porque, apesar de tudo, podia ser pior. 

E sim, haverá dias em que nem a dor maior dos outros será suficiente para minimizar a tua. Vais revoltar-te porque preferias morrer a viver assim. Vais chorar porque sabes que parte da cura está nas tuas mãos doridas e cansadas. Vais gritar injúrias porque isto não te devia acontecer a ti.

Mas aconteceu. E terei de lutar todos os dias, uns com mais facilidade que outros. Sou humana, sim, mas...

Eu sou forte.
Eu vou vencer isto.
Eu vou ser um exemplo!



12 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Mena. Espero poder inspirar outras pessoas de fibra (e não só) a manter a força todos os dias!

      Eliminar
  2. Mais uma vez surpreendida pela clareza das palavras e visão totalmente realista. Quem escreve assim está consciente da sua dor, compreende todo sentimento envolto desta doença! Porque a doença não provoca só dor física mas também sentimento. Beijinhos Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Berta. De facto, a dor emocional é tão ou maior que a física. O que torna, muitas vezes, difícil aceitar as nossas limitações. Um bem haja! Beijinhos

      Eliminar
  3. É, foi esse "sempre" que mais me assustou, na consulta de reumatologia e ao olhar para a minha esposa senti que a partir dali as coisas já não seriam como dantes. Muitas mudanças? até não felizmente, adaptamo-nos e, cá vamos fazendo o que podemos. Mas que por vezes os olhos focam o vazio e o pensamento anda meio louco, é verdade. Força, pois "aguentamos" como os amigos dizem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que muita dessa força vem do apoio incondicional da família e amigos. Sim, fazemos o que podemos e a mais não nos podemos obrigar! Um beijinho para a sua esposa e bem haja!

      Eliminar
  4. Lindo como sempre agora espero ter mais tempo para começar a ler as tuas estórias Beijinhos

    ResponderEliminar