Translate

8 de março de 2016

Mulher

É difícil escrever sobre elas...

São seres extremamente complexos, mas cada uma é linda e perfeita à sua maneira. 

Da mais pequenina à maior, da mais nova à mais velha, da mais clara à mais escura, da mais rebelde à mais politicamente correta...


Todas elas são fantásticas. Todas elas são únicas. Todas são mulheres. Mulheres perfeitamente imperfeitas.

A mulher pode e deve decidir o que quer para si e para a sua vida. Deverá ter sempre o poder de escolha. Se quer usar calças, que use; se se sente melhor de saias, que mostre as pernas. Pode sempre optar entre uma carreira ou uma família com descendentes. 

Que raio?! Ela pode ter o que quiser, quando e como quiser! Ela pode usar calças hoje e saia amanhã, ter um par de filhos e trabalhar no que gosta, sair à noite com as amigas e apreciar um copo de vinho com o marido, viver no limiar da loucura e levar a rotina de bom grado, ser dona de si e pedir ao irmão para abrir o frasco de maionese.

Enquanto mulher, percebo porque nos consideram fracas: choramos mais, rimos mais alto e somos mais como queremos ser e menos aquilo que esperam que sejamos. Porque sentimos muito as coisas. E isso confunde-vos. Porque somos isto e somos aquilo, hoje amarelo e amanhã azul. Não sabemos bem o que queremos, e julgamos saber o que não queremos. Gostamos muito e não gostamos tanto. Queremos tudo e não queremos nada. 

Mas querem saber um segredo? A nós também nos confunde! Ser mulher é cansativo! Porque esperam tudo de nós, quais heroínas de capa invisível e super-poderes imaginários, e depois acham-nos sempre cansadas. Desdobramo-nos em mil e uma tarefas, e ainda chegamos para o dia seguinte. Lidamos com inseguranças, medos e sonhos escondidos. E continuamos a chegar para o dia seguinte. 

Sim, somos simplesmente complexas. Não poderíamos ser de outra maneira. Tentamos perceber-nos, quando muitas das vezes só precisamos de ser, de viver!

A mulher faz, diz, e será sempre o que ela quiser. Porque ela conquistou esse direito! Ela nunca desistiu de lutar pelo seu reconhecimento enquanto ser igual. Por isso, hoje é o dia oficial em que o mundo agradece ao ser mais fantástico que nele vive. 

Mas, enquanto mulher, vos peço, agradeçam todos os dias. Homens e mulheres, adultos e crianças. Agradeçam sempre...

Às avós, às mães e às filhas.
Às irmãs, tias, primas e madrinhas.
À tua esposa, namorada e amiga.

Obrigada, Mulher.

2 comentários: